Rockabilly

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

 


Salve leitores, desculpem o tempo sem postar, é que como não tenho leitores, me desanimei huahuauha mas enfim estou de volta

Rockabilly


Mistura de Rythm & Blues, Country e Western, este estilo teve como precursores nomes como Carl Perkns e Bill Haley and the Comets. EM 1955, Bill Haley gravou o single (We're gonna) Rock Around the Clock, que vendeu mais de 22 milhões de cópias nos EUA e introduziu a garotada da época ao rítmo alucinante do Rock and Roll original. Nascia então o Rock and Roll. Rockabilly é o apelido carinhoso que se dá hoje aos ídolos do velho e bom Rock and Roll. É como se dissésemos "Rock Raiz". Outros nomes da época também devem ser lembrados como Ricky Nelson, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Roy Orbison, The Everly Brothers, Chuck Berry, Eddie Cochran, Buddy Holly and Gene Vincent. Existem algumas bandas Rockabilly que misturam elementos de outros estilos como o Punk - dando origem ao Psychobilly, bem representado pelo The Cramps.


Rockabilly é um dos inúmeros subgêneros do rock and roll. Tornou-se conhecido durante os anos 1950, devido a artistas norte-americanos. Durante aquela década, o gênero foi impulsionado por batidas atrativas, guitarras e contrabaixos acústicos que eram tocados usando a técnica slap-back (batendo nas cordas, ao invés de puxá-las individualmente).


Origem da expressão

O termo rockabilly nasceu da junção das palavras rock (de rock'n roll) e hillbilly termo utilizado nos Estados Unidos para definir música caipira, mais tarde sendo substituído por country music que contribuiu fortemente para o desenvolvimento desse gênero.

Origens

Embora o rockabilly seja considerado como tendo surgido no início dos anos 50, quando Bill Haley começou a misturar jump blues com electric country, pode-se dizer que surgiu pelo desenvolvimento da música country dos anos 40 - com artistas como: Tennessee Ernie Ford (Smokey Mountain Boogie), Hank Williams (Rootie Tootie), e Merle Travis (Sixteen Tons).

"Rock Around The Clock", sucesso lançado por Bill Haley em 1954, foi o ponto de partida do estilo, e catapultou as carreiras de diversos artistas do rockabilly. No mesmo ano, entretanto, um cantor chamado Elvis Presley iniciou a verdadeira popularização do gênero com uma série de gravações lançadas pela Sun Records.

Já em 1958, face ao desaparecimento (precoce) de grande parte dos músicos, o rockabilly praticamente desapareceu da música popular norte-americana.

Nos anos 80, foi reacendido um breve interesse no rockabilly. Mais tarde, bandas mesclaram o estilo com o punk, formando um sub-gênero chamado de psychobilly.

Bandas actuais de rockabilly usam em suas apresentações componentes teatrais característicos dos anos 50: o Penteado da epoca, roupas Retrô e Vintage dos anos 50, o slap do contrabaixo, o Finger-Pickin' na Guitarra, acompanhados pelos fãs da epoca,denominados de Rockers e Pin-up's.

Em Portugal este movimento está presente e activo com bandas como os 49 special, Mean Devils, Texabilly Rockets e os Dixie Boys.

No Brasil, o gênero é promovido por algumas bandas, entre elas: Crazy Legs, Alex Valenzi & The Hideaway Cats, Grilos Barulhentos, Big Fish Trio, CWBillys, etc.

0 comentários: